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Nova Padronização dos Números das Unidades Consumidoras (UC)

Através da Resolução Normativa nº 1.095/2024, todas as unidades consumidoras do Brasil precisarão ter um novo número de identificação. A cooperativa Certhil já está executando os procedimentos necessários para implementar essa mudança obrigatória.


O que está mudando?

A ANEEL estabeleceu que todos os números de identificação das unidades consumidoras devem seguir um padrão nacional único. Isso significa que sua UC (Unidade Consumidora) terá um novo número com 15 dígitos, seguindo o mesmo formato em todo o Brasil.

Estrutura do novo número:

  • 10 primeiros dígitos: número da Certhil

  • 3 dígitos seguintes: código da cooperativa

  • 2 últimos dígitos: dígitos de segurança


Conforme Jeferson Raimann (Faturamento), do ponto de vista do faturamento, a mudança é bem significativa. Estamos revisando e adaptando nossos sistemas internos para garantir que os novos números de identificação sejam processados corretamente. Isso envolve ajustes nas rotinas de geração de faturas, controle de débitos, e também nas integrações com os bancos. Precisamos ter certeza de que nossos arquivos de remessa e retorno bancário estarão 100% alinhados com o novo formato, para evitar qualquer problema no processamento dos pagamentos. Além disso, como gerimos os débitos terão que ser refeitos, para que as faturas dos nossos associados sejam corretamente associadas aos novos identificadores.


Quando implementado, o novo número aparecerá claramente identificado na fatura como "Número de Identificação da UC" ou "Número da UC". O formato atual continuará sendo exibido durante o período de transição, garantindo que os associados possam se adaptar gradualmente.

A apresentação visual da fatura será aprimorada para destacar o novo número e facilitar sua localização. Incluiremos também informações explicativas durante os primeiros meses de implementação, esclarecendo sobre a mudança e seus benefícios.


Continuidade dos Serviços

É fundamental destacar que esta mudança é puramente administrativa e não afetará aspectos operacionais como:

  • Fornecimento de energia elétrica

  • Leitura de consumo mensal

  • Valores das faturas

  • Qualidade dos serviços prestados

  • Processos de religação ou suspensão

  • Atendimento técnico e comercial

Todos os procedimentos operacionais da Certhil permanecerão inalterados, garantindo que nossos associados continuem recebendo o mesmo padrão de excelência em todos os serviços.


Sistemas de Pagamento e Débito Automático

Os associados que utilizam débito automático ou outros sistemas de pagamento automatizado não precisarão realizar nenhuma alteração. Nossos sistemas manterão a vinculação entre as contas e os novos números de identificação, garantindo continuidade nos processamentos de pagamento, podendo haver alguns ajustes durante a homologação, e ajustes necessários.


Durante o período de implementação, a Certhil disponibilizará atendimento especializado por meio de todos os nossos canais habituais:

0800 510 4690 - Atendimento telefônico 24 horas e WhatsApp

0800 750 0040 - Linha adicional para esclarecimentos sobre a padronização

Agência Virtual - Disponível 24 horas em nosso website

Atendimento presencial - Em nossas agências físicas

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