Política de Privacidade

1. Quem é o controlador dos seus dados?

Na relação que você tem conosco, duas cooperativas podem atuar como controladoras de seus dados pessoais, quais sejam, a COOPERATIVA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ENTRE RIOS LTDA., leia-se CERTHIL DISTRIBUIÇÃO, inscrita no CNPJ sob nº 98.042.963/0001-52, com sede na Avenida Avai, n. 960, Pavilhão 02, e a COOPERATIVA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ENTRE RIOS LTDA., leia-se CERTHIL DESENVOLVIMENTO, inscrita no CNPJ sob nº 10.415.935/0001-92, com sede na Avenida Avai, n. 960, Pavilhão 01, sendo que ambas se localizam no município de Três de Maio/RS.

A definição de qual delas controla os seus dados dependerá do tipo de relação que você pretende manter conosco. Por exemplo, se quiser auxílio com içamento e movimentação por guindaste, com seu projeto elétrico de loteamento residencial ou de instalação de placas fotovoltaicas, você estará se relacionando com a Certhil Desenvolvimento, que controlará seus dados pessoais.


Agora, se você pretende solicitar serviços relacionados ao fornecimento de energia elétrica, tais como trocar de titularidade em relação ao fornecimento de energia elétrica em determinado imóvel ou obter uma segunda via de fatura, por exemplo, você se relacionará com a Certhil Distribuição, que controlará seus dados pessoais.

2. O que você precisa saber para compreender este Aviso de Privacidade?

Dados pessoais: quaisquer dados que possam identificar você, diretamente, como nome, RG e CPF, ou indiretamente, como endereço e protocolo IP.

Tratamento de dados pessoais: qualquer forma de utilização de dados referentes a pessoas físicas, tais como coleta, processamento, avaliação, difusão, acesso, armazenamento, transmissão, dentre outros, em meio físico e/ou digital. Além disso, quaisquer atividades de tratamento devem ter determinados objetivos ou finalidades a elas vinculadas.

Dados sensíveis: informações sobre você que indiquem origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, condições de saúde ou da vida sexual e, ainda, dados genéticos ou biométrico.

Bases legais: são as hipóteses normativas em que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018) autoriza o tratamento de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis.

Controlador: é a empresa ou organização que decide de qual forma e para quais finalidades serão tratados os seus dados pessoais. Geralmente, atuamos como controladores dos seus dados pessoais, já que definimos, considerando a relação que mantemos com você, para quais finalidades serão utilizados.

Operador: é a empresa ou organização que presta serviços para nós, tratando os dados pessoais sob nossas instruções e em nosso nome.

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3. Como os meus dados são utilizados e para quais finalidades?

Os seus dados serão utilizados para fins que dependerão do tipo relação que você pretende manter ou já mantém conosco. Nesse sentido, é importante saber que podemos coletar e tratar dados pessoais em meio físico e em meio digital.


Além disso, podemos tratar os seus dados caso utilize nosso aplicativo móvel, de modo que você pode conferir como isso funciona a seguir.
 

Trazemos a você quais são os principais pontos de coleta de dados pessoais:

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  • Sites próprios e de terceiros: a Certhil detém seu próprio domínio no endereço URL www.certhil.com.br, onde coleta dados de clientes e associados, tanto no âmbito da Distribuição, como no do Desenvolvimento, respectivamente. Detém, ainda, o domínio da Agência Virtual, através do endereço URL https://aplicacoes.certhil.com.br/AgenciaVirtual/, para atender às solicitações dos clientes aos quais fornece energia elétrica. Mantém, também, páginas em sites de terceiros, como Facebook e Instagram, onde realiza postagens e divulga seus conteúdos, possibilitando a interação com usuários e eventual coleta de dados, conforme as Políticas de Privacidade daquelas redes sociais, o que se recomenda que você confira;
     

  • Loja física: se refere à coleta de dados na Loja da Certhil Desenvolvimento, onde você pode realizar compras e participar de promoções, dentre outras facilidades;
     

  • Interação presencial: quando a Certhil presta algum serviço para você, em meio físico, por exemplo, relacionado à construção e a guindastes.

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  • Canais de atendimento: através do ícone de WhatsApp disponível em nosso site e do Disk Energia Certhil 24h, você pode entrar em contato conosco para sanar suas dúvidas e solicitar informações ou documentos, havendo coleta somente de dados necessários para encaminhamento de sua solicitação;
     

  • Certhil App: se refere à coleta de dados durante a utilização do aplicativo móvel, em que o cliente pode obter segunda via de faturas, consultar débitos e falta de energia, dentre outras funcionalidades.

Nesse contexto, podemos utilizar os dados coletados no site da Certhil através da sua interação com as seguintes funcionalidades digitais:

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Canais de Atendimento

Dados coletas
Nome completo, telefone e registro de voz (áudio)
Para quais fins
Atender e registrar os telefonemas de associados que necessitam entrar em contato com a Certhil;
Atender e registrar os telefonemas de terceiros que necessitam entrar em contato com a Certhil;
Encaminhar as solicitações que vêm através do WhatsApp para que os setores responsáveis da Certhil diligenciem.*
* O registro de sua voz durante a gravação da chamada telefônica ou do áudio do WhatsApp não será tratado visando extrair ou revelar um dado sensível.

Agencia Virtual

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Dados coletas
Dados de acesso: Unidade Consumidora (UC) e CPF/CNPJ;
Dados acessáveis ao logar na Agência Virtual: dados de identificação em faturas e dados básicos de cadastro como nome, telefone, endereço, e-mail e histórico de consumo;
Denúncia de irregularidades: identificação do requerente, endereço completo, e-mail, telefone, celular e eventuais dados pessoais inseridos no campo de descrição da irregularidade;
Consultar desligamentos programados: município, bairro e rua de residência.
Para quais fins
Operacionalizar a solicitação de informações e documentos envolvendo fornecimento de energia pela Certhil Distribuição;
Possibilitar a emissão de segunda via de fatura de energia elétrica, consulta de histórico de consumo, alterações cadastrais, dentre outros serviços;
Possibilitar a comunicação de irregularidades na prestação de serviços de distribuição e de consumo de energia elétrica através do recebimento de denúncias;
Operacionalizar a verificação das irregularidades denunciadas;
Possibilitar ao cliente que se informe sobre as datas e locais em que desligamentos de energia estão programados.*
* Podem ser coletados dados pessoais na comunicação de denúncias de irregularidades de consumo através de ligações telefônicas. Assim, é aberto um serviço de verificação em campo, recolhido, envelopado e lacrado o medidor e quando possível coletada a assinatura do associado.

Além disso, você pode se relacionar conosco através do aplicativo móvel da Certhil, disponível para iOS e Android, e que coleta dados pessoais da seguinte forma:

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Certhil App

Dados coletas
Dados de acesso: Unidade Consumidora (UC) e CPF;
Dados acessáveis quando autenticado login no aplicativo: dados de identificação em faturas e dados básicos de cadastro como nome, telefone, endereço, e-mail e histórico de consumo.
Para quais fins
Possibilitar a emissão de segunda via de fatura de energia elétrica, consulta a histórico de consumo, dentre outros serviços;
Possibilitar a consulta e a alteração de dados cadastrais do cliente.
Não são solicitados novos dados pessoais, a não ser que o associado/usuário solicite alteração cadastral ou ali insira dados pessoais relacionados a dúvidas ou reclamações.

Podemos, ainda, tratar dados pessoais quando você interagir conosco em meio físico, de modo que exemplificamos algumas dessas situações para que bem compreenda:

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Recebimento de Currículos

Dados coletas
Nome, data de nascimento, idade, telefone, e-mail, histórico profissional e acadêmico.*
Para quais fins
Possibilitar a entrega voluntária e opcional de CVs por interessados, presencialmente, em trabalhar na Certhil; 
Possibilitar a avaliação de critérios acadêmicos e profissionais de candidatos a vagas originárias na Certhil.
* A Certhil não exige qualquer tipo de dado pessoal sensível ou outros dados pessoais se não aqueles indicados, de modo que o candidato à vaga não deverá indicar no currículo dados pessoais desta natureza.

Serviço de Guindaste (Certhil Desenvolvimento)

Dados coletas
Nome, CPF, RG, data de nascimento, telefone e endereço.
Para quais fins
Possibilitar o encaminhamento de orçamento do serviço solicitado via e-mail, telefone ou WhatsApp;
Operacionalizar a emissão de Ordem de Serviço, com envio para assinatura do cliente, e de Nota Fiscal.

Gestão de Troca de Classe para Produtor Rural (Certhil Distribuição)

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Dados coletas
Nome completo, Unidade Consumidora (UC), CPF e número do talão do produtor rural.*
Para quais fins
Identificar a classificação de produtor rural para inserir o associado caso aplicável;
Realizar a classificação do associado como produtor rural.
* O associado entra em contato por telefone ou por e mail para solicitar a troca de classe para produtor rural , visando à obtenção de benefícios mediante apresentação ou envio d o bloco /talão de produtor rural para que seja conferido e realizada a alteração de classe.

Processamento da Solicitação de Baixa Renda (Certhil Distribuição)

Dados coletas
Nome completo, CPF, RG, Folha do Cadastro Único e Unidade Consumidora (UC).*
Para quais fins
Identificar a classificação de baixa renda do associado;
Conferir a documentação que comprove a baixa renda;
Realizar o cadastro do associado como baixa renda;
Conceder o benefício de tarifa social de energia elétrica para associado de baixa renda.
* O associado entra em contato solicitando o benefício de baixa renda e deve apresentar a documentação necessária para conferência e processamento do benefício.

Vendas de Produtos (Certhil Desenvolvimento)

Dados coletas
Nome, telefone, endereço e e-mail Para quais fins*
Para quais fins
Possibilitar o encaminhamento de orçamento do produto solicitado;
Operacionalizar a assinatura do contrato, a emissão de Nota Fiscal, a geração dos boletos e o agendamento da entrega dos produtos.
* O cliente entra em contato com a cooperativa solicitando determinados itens de estruturas, como colunas, postes, etc. Um orçamento é encaminhado para o cliente por e-mail ou WhatsApp e, se aceito, assina o contrato e dá entrada no valor. É emitida uma Nota Fiscal, são gerados os boletos e agendada a entrega.

Gestão de Pedido de Obra pelo Consumidor (Certhil Distribuição)

Dados coletas
Nome, CPF, RG, registro do imóvel, registro do engenheiro, endereço e localidade.*
Para quais fins
Possibilitar o encaminhamento do pedido de obra aos setores responsáveis pela diligência;
Realizar a fiscalização em projetos executados por terceiros;
Liberar a execução de projetos de terceiros.
* O consumidor que não é associado à cooperativa pode fazer pedido de obra por conta, trazendo dados de identificação própria, a documentação do projeto já estruturado de forma particular e realizado por um engenheiro e a escritura da propriedade. O Setor de Projetos da Certhil faz uma verificação no local para poder aprovar e, sendo aprovado o pedido, o consumidor é informado através de e-mail.

Quando mantemos páginas em sites de terceiros, podemos tratar os dados pessoais por você inseridos em sua interação conosco, mas priorizamos a análise estatística de métricas de engajamento sem facilidade de identificação:

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Perfis da Certhil em Redes Sociais

Dados coletas
Dados pessoais eventualmente inseridos pelos usuários nos comentários feitos às publicações postadas pela Certhil em suas páginas mantidas no Facebook e no Instagram, por exemplo.
Para quais fins
Possibilitar que os comentários feitos pelos usuários nas publicações sejam respondidos;
Possibilitar a análise de métricas de engajamento realizada por uma empresa operadora de gestão de mídias sociais.

4. O que autoriza o tratamento dos seus dados e quais direitos você tem sobre isso?

A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/2018) prevê hipóteses legais de tratamento de dados de pessoas físicas em que se amparam as atividades desempenhadas pela Certhil.


Nesse sentido, nós esclarecemos algumas dessas bases legais para você:

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Legítimo Interesse: quando, após uma criteriosa avaliação, verificamos que existe um interesse significativo no tratamento dos seus dados pessoais para o desenvolvimento das nossas atividades, contanto que isso gere benefício para você ou você já tenha interagido conosco em outro momento. Por exemplo, quando os usuários interagem conosco nas páginas que mantemos nas redes sociais, é feita uma análise de métricas de engajamento visando a melhorias

Consentimento: quando, voluntária e expressamente, você decide nos fornecer os seus dados para que se tratem sob finalidades específicas e previamente informadas. É importante mencionar que, a qualquer momento, você tem o direito de revogar o consentimento fornecido. Por exemplo: quando você aceita cookies que não são essenciais durante a navegação em nosso site.

Cumprimento de obrigação legal: quando existe tratamento de dados pessoais por causa de alguma norma legal que precisamos cumprir. Por exemplo, quando você solicita benefícios mediante classificação de baixa renda, nós cumprimos uma obrigação regulatória de fornecimento de benefício de tarifa social de energia elétrica.

Execução de contrato ou procedimentos pré-contratuais: quando você manifesta interesse em comprar alguns de nossos produtos ou em contratar alguma das nossas prestações de serviço. Por exemplo, quando você solicita prestação de serviço de guindaste ou compra de nós determinados itens de estruturas, como postes.

Exercício regular de direitos: quando mantemos os dados pessoais do titular para possibilitar o exercício dos nossos direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais. Por exemplo, quando nos é comunicado o acontecimento de um acidente, exercemos nosso direito de diligenciar para identificar a ocorrência de danos ao patrimônio da cooperativa, como aos postes e fios de energia elétrica, e para executar a manutenção dos danos ocorridos.

Garantia de prevenção à fraude e à segurança do titular: quando é mantido um recurso de segurança que utilize dados sensíveis para prevenir fraudes que ponham em risco os dados do legítimo titular. Por exemplo, uso de biometria facial (foto do rosto segurando documento de identidade) no procedimento de assinatura eletrônica de contratos.

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Além das bases legais, a LGPD também prevê direitos que os titulares possuem em relação ao tratamento de dados realizados pelos agentes, dentre eles, os controladores. Confira-os:

O titular possui o direito de nos contatar para verificar se tratamos de fato seus dados e, em caso afirmativo, acessá-los. Se a relação estabelecida conosco se der com base no consentimento ou em execução de contrato, você pode também solicitar uma cópia integral dos seus dados em formato acessível.

Confirmação e acesso

Você pode pedir que anonimizemos os seus dados, o que faremos caso seja possível e comercialmente razoável. Pode, alternativamente, pedir a suspensão temporária de qualquer atividade de tratamento feita com os seus dados, através da guarda do dado pessoal ou do banco de dados. Pode, ainda, pedir que eliminemos os seus dados caso entenda, de forma justificada, que sejam desnecessários ou excessivos, ou, ainda, que estejam sendo tratados em desconformidade com a legislação.

Anonimização, suspensão ou eliminação

É possível que se manifeste contra o tratamento dos seus dados pessoais que entenda não estar justificado ou em cumprimento à LGPD, quando a base legal informada não for o consentimento.

Oposição

É possível solicitar com quem fazemos qualquer forma de uso compartilhado e obter informações sobre outros agentes que atuem em determinada atividade de tratamento de seus dados pessoais.

Uso compartilhado

Se nossa relação se basear no consentimento, você será informado das consequências de não fornecê-lo. Caso tenha consentido com o tratamento, à exceção dos atos já praticados, iremos descontinuar o tratamento futuro com base nisso.

Informações sobre consequências de não consentir

Você pode contatar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para se opor ao tratamento realizado por nós ou em razão da violação de algum dos direitos acima referidos.

Reclamação para a ANPD

5. Quais são as medidas de segurança implementadas para proteger os seus dados?

Os seus dados são protegidos mediante aplicação de medidas de segurança técnicas e organizacionais ao longo de todas as atividades de tratamento e no âmbito de implementação de um programa de privacidade, tendo por objetivo final resguardá-los contra acessos indevidos, alterações, divulgações ou destruições não autorizadas, acidentais ou ilícitas.

Os seus dados são protegidos mediante aplicação de medidas de segurança técnicas e organizacionais ao longo de todas as atividades de tratamento e no âmbito de implementação de um programa de privacidade, tendo por objetivo final resguardá-los contra acessos indevidos, alterações, divulgações ou destruições não autorizadas, acidentais ou ilícitas.


Cuidamos dos seus dados da seguinte forma:

 

  • Limitação de acesso somente às pessoas autorizadas, com credenciais, a tratar determinados dados pessoais;
     

  • Documentos que contêm dados pessoais são armazenados de acordo com as boas práticas de segurança da informação;
     

  • Exigência por contrato de que todos os nossos empregados e parceiros de negócios tenham conhecimento e nível adequado de proteção de dados, atuando em conformidade com a LGPD;
     

  • Manutenção de Sistema de Gestão de Proteção de Dados e Privacidade da Informação – SGPD/SGPI;
     

  • Treinamentos aos colaboradores de forma contínua em segurança da informação;
     

  • Certificado de HTTPS no site da Certhil e no site da Agência Virtual;
     

  • Acesso dos titulares de dados somente mediante uso de login e senha.

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6. Com quem compartilhamos os seus dados?

A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n. 13.709/2018) prevê que os dados pessoais podem ser compartilhados entre agentes de tratamento, sejam eles controladores ou operadores.


Por causa da atuação regulada do setor energético no qual a Certhil se insere, muitas vezes seremos obrigados por normas regulatórias da ANEEL a compartilhar os seus dados pessoais, como é o caso de relatório informativo sobre tarifa social de energia elétrica para consumidores de baixa renda, por exemplo.

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Em outras situações, exigiremos por contrato que nossos parceiros e seus colaboradores mantenham a segurança dos dados pessoais compartilhados em um padrão de conformidade com a LGPD, além de manter confidencialidade quando aplicável. Assim, informamos a você com quem podemos compartilhar as atividades de tratamento dos seus dados:

  • Parceiros: são contratados pela Certhil para realizar parte das atividades de tratamento de dados pessoais que coletamos, como, por exemplo, provedor de hospedagem do nosso site, provedor de hospedagem de banco de dados em nuvem e assessoria de gestão de mídias sociais, dentre outros;
     

  • Redes sociais: quando você comentar em nossas publicações através da integração de suas contas nas redes sociais.

7. Onde estão localizados os seus dados?

Não temos transferências dos seus dados pessoais para fora do Brasil, como uma regra padrão. Contudo, ao utilizarmos algum tipo de armazenamento de dados em nuvem ou quando algum de nossos parceiros o faz, os dados pessoais poderão ser transferidos para outros países.


Por isso, exigiremos sempre que sejam estabelecidas cláusulas contratuais que prevejam a adoção de altíssimo padrão de conformidade com a LGPD e de segurança da informação.


Se ficar com alguma dúvida sobre isso, mande uma mensagem para privacidade@certhil.com.br

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8. Por quanto tempo manteremos os seus dados?

O alcance das finalidades das atividades de tratamento de dados coletados é o que orienta e norteia a nossa Política de Retenção de Dados Pessoais, mantida no âmbito de implementação de um programa de privacidade.


Em determinadas situações, precisaremos mantê-los a fim de cumprir com obrigações legais ou para exercer determinados direitos que possuímos. Por exemplo, a ANEEL exige que façamos certos relatórios de consumo de energia elétrica para os quais precisaremos dos seus dados por mais tempo.

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Salientamos, dentre os direitos da LGPD, que você pode solicitar a eliminação dos seus dados nas seguintes hipóteses:
 

  • Quando você decide revogar o consentimento fornecido;
     

  • Quando você entende, de forma justificada, que os dados pessoais tratados são desnecessários ou excessivos;
     

  • Quando você considera, de forma justificada, que nós não cumprimos as disposições estabelecidas na LGPD.


Caso você solicite o apagamento de seus dados, faremos uma avaliação sobre a possibilidade de eliminação e, caso precisemos eventualmente mantê-los por mais tempo, lhe informaremos de forma justificada.
 

Para saber mais sobre isso, entre em contato conosco através do e-mail privacidade@certhil.com.br.

9. Quais cookies se encontram no site da Certhil?

Em nosso site, você encontrará cookies de terceiros, que podem ser utilizados para manter a sua navegação funcionando de forma adequada ou para melhorar a sua experiência de usuário, por exemplo.

Podemos lhe auxiliar na compreensão da classificação de cookies, que se dá por seu ciclo de vida, pelo domínio a que pertencem e a sua finalidade:

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Através da barra que fica no rodapé do site, você pode se informar sobre a relação de cookies existentes e ativar quais quiser, exceto os necessários.

10. Como se manter informado sobre as atualizações deste Aviso?

Você é nosso convidado a visitar regularmente o site a fim de conferir as atualizações e novas versões deste Aviso de Privacidade.

Manteremos, assim, um elevado padrão de qualidade na relação que temos com você e de mútuo respeito na proteção dos dados pessoais.

Sempre que tiver qualquer dúvida ou quiser exercer os seus direitos, pode entrar em contato conosco por meio do envio de mensagem para privacidade@certhil.com.br.

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