top of page

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA DURANTE AS VIAGENS



Fim de ano, férias, hora de descansar, viajar, se divertir e não se preocupar com mais nada, certo? Errado! Algumas responsabilidades não tiram férias, e o seu compromisso com a economia de energia é uma delas.

Separamos algumas dicas do que você pode fazer para economizar energia elétrica enquanto estiver de férias.

Desconecte equipamentos eletrônicos da tomada

Alguns eletrodomésticos consomem energia mesmo desligados se estiverem conectados à tomada. Isso é o que nós chamamos de “energia fantasma”, são fontes de consumo das quais nem nos damos conta na maioria das vezes, mas que fazem grande diferença no valor da nossa conta de luz. Ao deixar a casa sozinha por um longo período para viajar, certifique-se de que somente os eletrodomésticos que realmente precisam estar funcionando estejam conectados à tomada, como a geladeira, por exemplo.

Desconecte da tomada os demais eletrônicos como: televisores, micro-ondas, filtros de água, videogames, telefones sem fio, carregadores de celular, aparelhos de TV a cabo, roteadores, aparelhos de som e computadores. Certifique-se também de que todas as luzes estejam apagadas, exceto aquelas que contribuam para a segurança da casa.

Altere o termostato da geladeira e refrigeradores

Sem o “abre e fecha” diário da sua geladeira, ela demandará menos esforço para manter sua temperatura ideal, por isso, ajuste o termostato dos seus aparelhos para a potência mínima. Assim a sua geladeira trabalha menos e economiza muito mais energia.

Desligue o registro de água

Como já explicamos por aqui, o Brasil está passando por um período de escassez hídrica, e por isso a capacidade das hidrelétricas está baixa por conta da falta de chuva. Essa situação se estende também para os reservatórios de distribuição de água para uso geral, uma vez que elas também dependem das águas provenientes da chuva, por isso não podemos dar bobeira. Se não houver ninguém em casa, não existe a necessidade de deixar o registro de água aberto. Isso previne possíveis desperdícios por vazamentos e ainda evita dores de cabeça com o valor da conta de água ao voltar da viagem.



84 visualizações
bottom of page