top of page

Programa Aprendiz Cooperativo no Campo

A sucessão familiar no campo é um desafio e pode ser também uma grande oportunidade.

O programa Aprendiz no Campo qualifica jovens para a gestão eficiente de propriedades rurais, preparando-os para se tornarem mais aptos e bem-sucedidos nas atividades do campo.

O Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS abre muitas oportunidades, pois os jovens começam a ter contato com a cultura cooperativista, pautada em valores como igualdade, solidariedade, honestidade e transparência. Além da formação técnico-profissional, o programa contribui para a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades.

Com o intuito de promover a intercooperação, a formação e o incentivo dos jovens no campo, a CERTHIL em parceria com as cooperativas SICREDI, COOPERMIL e COTRISAL iniciaram uma turma de 23 jovens aprendizes no campo no dia 19/09/2022 nas dependências do colégio Cooperdomhermeto. O curso também conta a cooperativa educacional COOPERCONCÓRDIA que ministra as aulas e acompanha as práticas na propriedade rural.

O Programa traz uma proposta inovadora de curso, com aulas práticas e teóricas em ambientes diversificados de produção, como propriedades-modelo, laboratórios, dias de campo, feiras, exposições e vivências na propriedade da sua família através de estudos dirigidos, objetivando adquirir conhecimentos que estimulam a formação de um agente empreendedor cooperativo.

Os objetivos do curso são estimular a permanência dos jovens no campo, promover a sucessão familiar profissionalizada, promover o empreendedorismo cooperativo e profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais.

A CERTHIL com suas cooperativas parceiras acredita na união e força cooperativista para juntos construirmos um futuro melhor através da educação e formação dos jovens.



161 visualizações

Comments


bottom of page