top of page

Educação ambiental, reflorestamento e 746 mudas nativas plantadas

Atualizado: 12 de ago. de 2022



PLANTANDO O AMANHÃ!


No dia 02 de agosto de 2022, a Cooperativa de Distribuição de Energia Entre Rios LTDA (CERTHIL), em parceria com a Warpol Agroindustrial LTDA, Químea Inteligência Ambiental e Emef Sadi Mamedes Pilau, executaram a ação de educação ambiental com o plantio de mudas nativas, no entorno da barragem localizada no Lajeado Giruá, na localidade de Rincão dos Coimbra, interior da cidade de Giruá/RS.


A educação ambiental tem o poder de transformar o mundo, e com essa missão de promover a conexão entre as pessoas e a natureza, é que órgãos ambientais e empresas trabalham de forma conjunta estimulando ações com foco na preservação e na sustentabilidade.

A Certhil possui licença ambiental para efetuar a manutenção da vegetação sob a faixa de segurança das linhas de distribuição de energia, e com isso, executa a Reposição Florestal Obrigatório (RFO), visando ações de restauração ecológica, conservação de ecossistemas e espécies ameaçadas de extinção, educação ambiental, entre outras. Desta vez, a compensação ambiental foi efetuada através do plantio de 746 mudas nativas, dentro da macrorregião fronteira noroeste do RS.

A área escolhida foi a barragem próxima a Warpol Agroindustrial LTDA, a qual foi construída sob o Lajeado Giruá na década de 70, com a função de armazenamento de água e recurso energético para os moradores do entorno, através de uma pequena central geradora de energia elétrica (CGH).

Para garantir o atendimento ambiental dessa CGH, a Warpol possui uma Licença de Operação, o qual estabelece diversas exigências ambientais. Entre estas, são executados os Programas de Educação Ambiental e de Monitoramento da Faixa de APP do Reservatório, o qual envolve a implantação, monitoramento e conservação da APP, além de outros programas ambientais que abarcam o monitoramento da qualidade da água e o monitoramento da fauna local.

Desta forma, visando o atendimento ambiental e o cumprimento de áreas de preservação permanente do entorno do reservatório, tanto pela Warpol, quanto pelos seus lindeiros, foi executada essa ação em parceria com a Certhil. Este projeto foi acompanhado pela assessoria ambiental das empresas, Químea Inteligência Ambiental, e ainda contou com a participação dos alunos e colaboradores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sadi Mamedes Pilau, do Rincão dos Coimbra.

Os alunos da pré-escola até o 5º Ano tiveram a experiência de realizar o plantio das mudas nativas, conhecer o local e observar suas belezas, conversar e aprender sobre a importância de proteger e cuidar da natureza e seus recursos hídricos.

O plantio de árvores, com a participação da escola, permite o uso das plantas em atividades de educação ambiental em curto, médio e longo prazo. Aproveitando-se para o estudo das diferentes fases da vida da árvore plantada, além de outras utilidades das plantas, tal como a produção de sombra, flores e frutos. As árvores também podem servir de abrigo e fornecer alimentos para os pássaros e equilibro do ecossistema.

Por fim, destaca-se a importância de se conscientizar as crianças quanto às questões ambientais. Os alunos já estão se tornando cidadãos responsáveis pela preservação do meio ambiente por meio das atividades realizadas, pois acreditamos que a educação é a mola propulsora para o desenvolvimento.


A Educação Ambiental deve ser um constante exercício para a cidadania. É necessário entender que o meio ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda a humanidade e responsabilidade de todos.





32 visualizações
bottom of page