top of page

Cooperativa Certhil tem a tarifa de energia mais barata do Brasil


A cooperativa Certhil está sempre em busca para manter a qualidade da energia elétrica que é entregue aos 16 municípios em que atua, com mais de 9.000 associados, optando sempre que possível, pelo controle dos custos operacionais. Movimentos como esse acabam trazendo condições melhores de preços na entrega para os associados

As tarifas de energia elétrica dos associados atendidos pela Certhil foram oficialmente reajustadas no dia 25 de julho e já começaram a valer a partir do dia 30 de julho de 2023.

A nova resolução foi homologada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e as novas tarifas tiveram uma redução média de 35,85%. Os consumidores residenciais perceberão uma redução de 37,9%, sendo essa a partir de agosto de forma proporcional e setembro de forma integral na redução na fatura de energia, o que coloca a Cooperativa no topo do ranking, sendo atualmente a tarifa mais barata dentre todas as distribuidoras de energia do Brasil.


Para ter acesso a RESOLUÇÃO HOMOLOGATÓRIA Nº 3.237, DE 25 DE JULHO DE 2023


A capacidade de a Certhil ser, neste momento, a detentora da tarifa mais barata do Brasil, deu-se devido a investimentos realizados pela cooperativa em anos anteriores. A cooperativa captou de seus associados, entre os anos de 2018 e 2021, valores para auxiliar no custeio dos investimentos, a capitalização dos sócios, custeou nos três anos, aproximadamente 17% dos R$ 35.000.000,00 investidos na época, distribuídos entre a subestação Nossa Senhora do Carmo de 69 kV, a linha de transmissão de 19,3 km e ainda mais de 40 km de alimentadores. Além dos investimentos, a cooperativa migrou, em 2022, juntamente com outras 3 cooperativas, para o ambiente de contratação livre, comprando parte da energia a custos menores, diretamente do mercado livre, daqueles praticados até então, quando a energia era adquirida no ambiente de contratação regulado. Essa combinação de ações, alavancadas pelo processo regulatório, seus entraves e benefícios, permitiu que o atual reajuste das tarifas percebidas pelos sócios da Certhil fosse significativamente negativo, colocando a nossa cooperativa, que estava em 26º lugar das 101 distribuidoras, no topo do ranking das tarifas mais baratas do Brasil.

Os investimentos e ações estratégicas da Certhil são diretamente analisados através dos feedbacks e avaliações que recebemos durante a pesquisa IASC (Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor). Com isso, ressaltamos que é de extrema importância a participação dos nossos associados, respondendo a pesquisa, pois essa interação colaborativa é fundamental para que possamos atender as necessidades e proporcionar benefícios ainda mais significativos para nossos associados.

Ações como esta, que possibilitaram que a Certhil, atingisse o feito de obter a tarifa mais barata do país, só são possíveis graças à presença cada vez mais atuante dos associados, junto a Certhil, a quem agradecemos pela confiança depositada nos nossos serviços. Todo o trabalho, também só é possível, graças a atuação dos nossos colaboradores, a quem agradecemos por vestirem a camisa e desempenharem suas funções com excelência na busca de um atendimento de cada vez mais qualidade.


Certhil, nossa energia é pra frente!



149 visualizações
bottom of page