top of page

Projeto Compensa é lançado oficialmente durante a Expofeira 2025 e propõe restaurar natureza e fortalecer a agricultura familiar

  • adielschwab2
  • 6 de mai.
  • 2 min de leitura


Na tarde desta segunda-feira, 5, foi oficialmente lançado o Projeto Compensa, uma iniciativa da Cooperativa de Distribuição de Energia Entre Rios – Certhil, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (SEMA), a Organização Ambiental Terra Verde e o Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa (IFFar). O projeto possui um investimento total de R$ 248.762,90.


A cerimônia aconteceu durante a Expofeira 2025, na Casa da Certhil e contou com a presença de autoridades de Três de Maio, como o prefeito Marcos Corso, o vice-prefeito Josias Correa, a presidente da Expofeira 2025, Luciane Wachter, assim como o diretor do IFFar, Adriano Wagner e o presidente da Organização Ambiental Terra Verde, Clair Leusin. Também estiverem presentes, representantes da Químea, e do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios do Turvo - Santa Rosa - Santo Cristo - U 030, além da imprensa regional.


Juliana Meller, coordenadora do projeto, apresentou aos presentes, a proposta que surge com a missão de restaurar áreas naturais, fortalecer a agricultura familiar e promover o equilíbrio ambiental. Em seguida, Angelica Ritter, representante da SEMA, reforçou o compromisso da instituição com ações voltadas à sustentabilidade e ao apoio às comunidades rurais.


O Projeto Compensa tem como nome completo “Mapeamento e Caracterização de Fragmentos Florestais do Bioma Mata Atlântica com Implantação de Corredores Ecológicos no Modelo Agroflorestal em Pequenas Propriedades nas Sub Bacias Hidrográficas dos Rios Buricá, Santa Rosa e Santo Cristo”.


Com ações previstas para os próximos três anos, o projeto busca transformar realidades rurais a partir da implantação de corredores ecológicos, promovendo a recuperação do bioma Mata Atlântica e incentivando práticas sustentáveis nas pequenas propriedades da região. A proposta une preservação ambiental com desenvolvimento social e valoriza as famílias do campo e o cuidado com os recursos naturais.


Certhil, nossa energia é pra frente!

 
 
 

Comments


bottom of page