top of page

Certhil na Alemanha - Experiência internacional, cultura, aprendizado e desenvolvimento


Certhil na Alemanha - Experiência internacional, cultura, aprendizado e desenvolvimento em um dos países mais desenvolvidos do mundo.


Entre o dia 3 a 8 de setembro o Presidente Celso Benedetti e o diretor Geovani Franzen, acompanharam o grupo de representantes (23 dirigentes e gestores) das cooperativas de infraestrutura aqui do Rio Grande do Sul em uma viagem de aprendizados na Alemanha.


O objetivo da viagem foi com o intuito de entender o mecanismo comercial da abertura do mercado de energia, além da troca de conhecimentos sobre o cenário ao qual o Brasil está se inserindo, mas que a Alemanha já pratica há alguns anos, e os impactos comerciais e de relacionamento com os clientes desta migração.


Além disso, outro objetivo foi acompanhar as tendências de geração, onde foram visitadas plantas de geração térmica (carvão - que ainda é muito usado na Alemanha), eólica, solar e hidráulica, e o que o setor energético alemão planeja em relação à redução de do uso de fontes não renováveis e uso de hidrogênio verde na cadeia produtiva de energia elétrica.

Também foram discutidos possíveis relacionamentos técnicos entre as partes, e a abertura para um eventual relacionamento comercial em créditos de carbono.


A viagem contou com a participação de sete cooperativas de energia do estado, bem como, representantes da Fecoergs, Sistema OCB, Sistema Ocergs, Ceriluz, Certaja, Certel, Coopernorte, Coprel e Creluz e foi de grande valia pois proporciona orientação aos agentes do setor elétrico sobre os itens abordados, técnicos e comerciais, e quebra alguns paradigmas sobre o entendimento do uso de fontes não renováveis, tão criticadas pela mídia mas, pelo menos ainda, tão relevantes no contexto de produção energética em países que não dispõe de um relevo tão fértil para esse fim como o nosso.


O conhecimento internacional é uma oportunidade de fazer a diferença no trabalho diário das cooperativas de infraestrutura. O conhecimento de uma nova cultura acaba nos imergindo em soluções inovadoras, métodos de gestão eficazes e abordagens sustentáveis que podem ser implementadas para aprimorar toda a infraestrutura de energia elétrica local. Trocar experiências, aprender com as melhores práticas alemãs e entender como as inovações tecnológicas e as políticas de sustentabilidade estão moldando o setor de energia elétrica no cenário global.


Locais visitados:

  • GIZ (Governo Alemão)

  • EnBW (RKI – Empresa privada)

  • DGRV (Confederação Alemã de Cooperativas)

  • Prefeitura de Waiblinger

  • Distribuidora de Energia Stadtwerke de Waiblingen (Privada)

  • Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica AlbWerk.



36 visualizações
bottom of page