Energia
Informações de Leitura

Aqui você encontra todas as informa-
ções importantes sobre a leitura dos
medidores de energia elétrica de sua
unidade consumidora.

As coletas de leitura dos medidores de energia elétrica executadas pelos colaboradores da CERTHIL são efetuadas em intervalos de aproximadamente 30 (trinta) dias, observados o mínimo de 27 e o máximo de 33 dias, de acordo com o calendário. Cada leiturista coleta em média 150 leituras por dia, entre os dias 01 a 25 de cada mês.

A Certhil executa o serviço de leitura com três leituristas divididos por rotas, sendo que o deslocamento até as residências dos associados é feito com motos, para reduzir os custos que seriam embutidos na tarifa dos associados.

O que é faturado na minha conta de energia elétrica?

O consumo [KWh] faturado na conta de energia é a diferença entre a leitura do mês atual com a leitura do mês anterior, que também consta nos dados de medição de sua conta de energia elétrica.


Você precisa saber:

Os dias atípicos são os dias chuvosos. A leitura dos medidores é sempre programada com antecedência e se no dia previsto estiver chovendo e não for possível realizar a leitura, o consumo faturado de energia elétrica será efetuado pela média do histórico de consumo do associado.

Após passado o período atípico, a leitura daquele mês é efetuada e no mês seguinte sua conta de energia elétrica poderá vir com variação para mais ou para menos no valor à ser pago, pois será comparado o valor cobrado em média com o que realmente foi gasto. Por isso, não se preocupe, se você pagar a mais do que consumiu, na próxima conta haverá desconto deste valor e caso consumiu a mais do que o cobrado, o valor será acrescentado na próxima fatura.