Outras Atividades
GERAÇÃO DE ENERGIA
Usina do Buricá, no interior do RS

A Certhil busca desenvolver projetos e
atender a demanda de geração de
energia para seus associados.

Visando melhorar a prestação do serviço aos nossos clientes, estamos com um projeto inédito em andamento entre as Cooperativas de Eletrificação. A “Copervento Giruá S/A”, formada pelas cooperativas Certhil de Três de Maio, Ceriluz de Ijuí, Creluz de Rodeio Bonito e Ecoprojeto de Chapada instalou e inaugurou uma torre de medição de ventos com 102 metros de altura.


O objetivo desta torre é monitorar nas 24 horas do dia, a velocidade do vento para identificar a real potência existente. A principal finalidade deste projeto é implantar 10 torres de 110 metros cada, instaladas num parque que irá gerar ao todo 20 MW (10 torres de 2 Megawats) no município de Giruá. O local já foi outorgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica e pela Fepan.


Entre as metas de planejamento até 2020, além da participação no Consórcio de Geração de Energia do Rio Ijuí (Coogeri) em parceria com mais seis cooperativas, está a construção de mais uma usina no Rio Buricá e outras gerações de energias alternativas. Este projeto visa um parque eólico no município de Giruá em parceria com mais três parceiros.


Importante salientar de que a energia eólica é considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, sendo renovável e ecologicamente correta.


A Certhil busca desenvolver projetos de geração e atender a demanda de geração de energia para seus associados. Produzir 100% da energia consumida possibilitará manter a oferta da energia a um custo acessível ao associado.


O comércio, a indústria e a prestação de serviço da Cooperativa estão sendo fortalecidos agregando novos produtos, sempre visando atender às necessidades dos associados.