Imprensa
EVENTOS CERTHIL
26.07.17
Programa Gaúcho de incentivo a Pequenas Centrais Hidrelétric

O governo do Estado lançou no mês de Julho, o Programa Gaúcho de Incentivo às Pequenas Centrais Hidrelétricas. Foi apresentado o inventário de 91 projetos viáveis de licenciamento ambiental para geração de energia hídrica no Rio Grande do Sul.

Para viabilizar os empreendimentos, a Fepam elaborou UMA portaria com novos critérios e diretrizes para licenciamento, indicando estudos ambientais e procedimentos para obtenção da licença ambiental de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). O evento contou com a participação de representantes do setor elétrico e federação das Cooperativas Filiadas FECOERGS.

O presidente Jânio Stefanello, falou em nome das cooperativas "agradecendo o empenho da secretaria do meio ambiente e do governo, por mais este passo importante que poderá viabilizar e dar início a vários empreendimentos que aguardavam uma sinalização de liberação das licenças, para investir com segurança”.

A Certhil foi representada  pelo presidente Kurt Grenzel e pelo contador Edelmar Barasuol. Durante o lançamento, também ocorreu à abertura do 2º Seminário 'O Potencial das Centrais Hidrelétricas na Matriz Energética do RS - Novas Diretrizes Hidrológicas para o Licenciamento Ambiental', que aconteceu durante á tarde dos 13 de julho, no auditório do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A Certhil está entre as beneficiadas, com o projeto de ampliação da Usina Buricá I.

Com base nas novas diretrizes é viável dar continuidade na análise do licenciamento ambiental. Na foto o presidente da Fecoergs representando as Cooperativas de Eletrificação do Estado do RS.
 

Confira as fotos: